Dr. Marcos Natal

A Sociedade Criacionista Brasileira – SCB é uma entidade da sociedade civil, de direito privado, que tem como objetivos sugerir, promover, coordenar e executar ações que apoiem a tese da existência de planejamento, propósito e desígnio em todos os campos da natureza.

Em certo sentido a SCB é contrária a uma epistemologia excessivamente reducionista que considera os fenômenos naturais, em última instância, como interações fortuitas de partículas em movimento, e que se expressam através de leis naturais, uma herança tardia do mecanicismo iluminista que dominou a ciência nos séculos XVII e XVIII.

Entendemos que a natureza está repleta de evidências que apontam para a existência de planejamento e propósito. Isto pode ser observado desde a complexidade química dos mecanismos e das máquinas intra e extracelulares, passando pelo ornamento requintado e pela riqueza de cores que revestem as aves e muitos organismos, até os parâmetros finamente ajustados que mantém o universo em funcionamento.

Pode ser observado também na capacidade do homem de interagir com o mundo, de sua agência, juízo de valores e da política. Em função de tudo isto, acreditamos que a melhor inferência é a existência de uma mente superior, um Planejador que a tudo fez e que a tudo mantém.

Em 2018 completamos 46 anos de existência. Entramos em 2019 com o mesmo vigor e as mesmas convicções que nos moveram até aqui e certos de que “até aqui nos conduziu o Senhor”. Olhando em retrospectiva, deixamos um legado de informações e recursos que embasam nossas crenças e convicções.

Dentre eles mencionamos a publicação de mais de cinquenta livros e periódicos, alguns traduzidos de mais de quatro idiomas; a edição da Folha Criacionista e depois Revista Criacionista desde 1972; coleções de DVD’s para os públicos infantil e adulto e cursos à distância, totalizando mais 100 diferentes itens.

A série de seminários “A Filosofia das Origens” conta com a participação de pesquisadores academicamente qualificados das mais diversas áreas, com eventos realizados no Brasil e no exterior.

Possuímos um Centro Cultural, inaugurado em 2004, que tem sido visitado por estudantes e demais interessados, e onde são apresentadas semanalmente palestras, e exibidos documentários, sobre Criacionismo, Evolucionismo e Design Inteligente.

A partir de 2012 iniciamos um projeto de expansão com a abertura de núcleos regionais no nordeste e sul do Brasil. Nossa meta é estabelecermos pelo menos um núcleo criacionista em cada Estado da Federação.

Enfim, o que nos move é o ímpeto incessante de conhecer e desvendar as maravilhas e os mistérios de um mundo que apresenta sinais claros de desígnio, planejamento, propósito e acima de tudo de um Planejador que reconhecemos como o Deus da Bíblia.

Marcos Natal de Souza Costa
Presidente da SCB